Taquari

Sobre o Projeto

Projeto de Urbanização

A Fazenda Taquari situa-se entre a BR-101 e o mar, com seus 180 ha desenvolvendo-se entre dois morros a beira-mar, ao longo de 1.800m de praia.

Com 1/3 da baixada abaixo da cota 1m, surgiu a concepção de uma terraplanagem de troca no solo da área, com a abertura de uma rede de canais a céu aberto com largura e calado suficientes à sua navegabilidade por embarcações de recreio, o que em contrapartida viabilizou o terreno remanescente para urbanização e edificação, criando um Novo Bairro de significativa valorização para o entorno quando estimula a sua maior vocação que é a recreação náutica.

Um Grande Canal escavado à margem esquerda do rio, com 600 m de comprimento e 100 m de largura, abrigaria uma Marina com capacidade para 270 barcos.

Seu cais funcionaria como uma avenida de orla, onde se concentraria todo o setor comercial e de serviços do Novo Bairro, em edificações de dois pavimentos.

As zonas residenciais desenvolvem-se num desenho urbano em formato de “engrenagem”, cujos “dentes” são o arruamento em terra por um lado e os canais pelo outro. Desta maneira todos os lotes tem acesso pelas duas vias, terrestre e aquática, sendo isto o grande diferencial do Novo Bairro.

Ao longo da rua a beira-mar estão previstos a cada 300 m praças de apoio à praia, destinadas a pequeno comércio de alimentação, turismo e lazer.

Nas duas extremidades do terreno junto à orla, foram reservadas áreas para empreendimentos hoteleiros, com 120 apartamentos cada em edificações de dois pavimentos.

 

Cliente: EMPRESAS REUNIDAS AGRO-INDUSTRIA MICHAEL S/A

Endereço: PRAIA DE TAQUARI, PARATY-RJ
Programa: PLANO PILOTO PARA PARCELAMENTO, URBANIZAÇÃO E USOS
Área: 1.800.000 m²

Categoria
Urbanismo